Eratóstenes e a curvatura da Terra (aula 2)
AULA 02
O que é ciência?
Temos uma lista de coisas que podem definir isso, sendo elas:
--- Uma atividade especialmente e especificamente humana.
--- Baseada em evidências que corroboram a pesquisa, ou seja, deixa ela mais "robusta", mais comprovada.
--- É uma forma de ver o mundo
--- Ela é cooperativa objetiva e verificável.
--- Tem que ser controlável.
--- Lógica é algo essencial para isso, afinal uma coisa não pode contradizer a outra.
--- Ela tem que ser reproduzível.
--- Sistemática, isso é, seguir um método.
--- Racional, ou seja, movida pela razão, não pela a opinião.
--- Por último mas não menos importante, ela precisa ser empírica.
Acabou por aí? Negativo, a ciência ainda tem muita história.
Antigamente se acreditava que o sistema, conhecido hoje como Sistema Solar, girava em torno da Terra, ou melhor, nem era um sistema. Era só o Sol e a Terra plana, em um modelo onde o sol girava em torno da Terra. Mas hoje em dia sabemos que não foi bem assim, graças a algumas pessoas, como Ptolomeu que foi quem criou o modelo onde a Terra girava em torno do Sol.
Mas isso não basta para todo o conhecimento que temos hoje.
Algumas outras coisas aconteceram em Siena quando Eratóstenes (que Já sabia que a Terra não era plana) percebeu que em um certo ponto do dia 22 de Junho de 300 a.C, um poço estava sem sombra, porque estava alinhado com o Sol. Vendo isso ele resolve fazer uma experiência. Eratóstenes foi até Alexandria e no mesmo horário ele percebeu que em uma estaca havia uma sombra de 7,2º. Então ele pagou um bematista (homens da época que mediam distância andando) para medir quantos quilômetros haviam de Siena até Alexandria. Esse homem que ele pagou mediu 800Km. 7,2º era o ângulo de abertura das cidade. Então ele fez uma regra de 3, se para 7,2º temos 800km em 360º daria 40.000km.
Eratóstenes:
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------
Mas aí fica uma dúvida, para que a ciência serve? Simples, a ciência identifica os problemas e encontra uma forma para resolve-los usando cálculos experiências e etc...
------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Curiosidade aleatória pela aula: quanto mais massa, mais gravidade.
Evidências que corroboram o que ? Poderias explicar esse ponto para ficar mais claro.
ResponderExcluir