Tipos de fossilzação (aula 17)

                                                 Tipos de fossilização

    Antes devemos entender como ocorre a fossilização, irei explicar isso de uma forma simples.

    Primeiro o animal ou ser vivo morre, depois ele é soterrado (não pode demorar para o soterramento acontecer) depois as partes moles dele são decompostas e enfim ele é fossilizado de diferentes maneiras sendo elas:

Moldagem: Este tipo de fossilização consiste no soterramento dos restos de ser vivo que deixam a forma gravada na pedra, porém são completamente degradados posteriormente. Fica, portanto, um molde do animal na pedra.

Contramoldagem: Enquanto isso na contramoldagem, ocorre quando a lacuna deixada durante o processo de moldagem passa a ser preenchida por minerais. Com esse processo, a solidificação do material que preencheu o molde, constrói uma cópia de rocha do animal.

A principal diferença entre eles é que um "tem" o animal ali, porém com óssos por exemplo de minerais, enquanto o outro sobra apenas o molde, apenas um buraco com o formado do ser vivo.

Mumificação: É realmente é uma relíquia peças de animais que foram naturalmente mumificados. Pois este é o tipo mais raro de se encontrar pois, nesse caso, ocorre a preservação parcial ou total do ser vivo original. Pode ocorrer por meio de congelamento do animal, desidratação ou solidificação por meio de substâncias impermeáveis. Nesse processo, algumas partes, como por exemplo os órgãos, ou ainda a última refeição do animal antes de morrer são preservados.

Mineralização: Também conhecido pelo nome de permineralização, ou petrificação. Independentemente esse tipo de fossilização ocorre por meio da substituição de M.O (matéria orgânica) por minerais que estão presentes no meio, ou ainda que são trazidos pelas correntes de água. A troca é tão precisa que até mesmo as particularidades do corpo são mantidas, mas não resta nada de matéria orgânica original. É exatamente por meio desse processo que os ossos, dentes, unhas, troncos, e outras partes duras são fossilizadas.

Mas então qual a diferença da mineralização para a contramoldagem? Simples: Enquanto nos moldes apenas as superfícies e/ou as cavidades dos elementos esqueléticos são reproduzidas, nas mineralizações o produto final é um fóssil do próprio elemento esquelético.

Impressão: Chegamos aqui no último tipo de fossilização, que é a impressão. Durante esse processo, somente são preservados os vestígios deixados pelo organismo, podendo ser eles: tocas, marcas, pegadas ou rastros que o animal deixou quando passou por um terreno mole, que acabaram sendo transformadas em rochas.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DE QUE SÃO FORMADAS AS ROCHAS? (Aula 9)

Etapas do método científico (Aula 3)

Eratóstenes e a curvatura da Terra (aula 2)