História do Método Científico (AULA 5)



              História do Método Científico


    A palavra "método" vem do grego méthodos ( Μέθοδος, no alfabeto grego), que significa: caminho para chegar a algum fim, ou objetivo. O método científico surgiu no século XII, por Roger Bacon, e foi desenvolvida por filósofos (Roger Bacon e Rene Descartes) e por cientistas (Galileu Galilei e Antoine Lavoisier).


Roger Bacon



    Roger Bacon (1220-1294) foi um padre e filósofo. Conhecido por ter "inventado" o método científico e também por dar bastante ênfase ao empirismo (Aumentamos o nosso conhecimento através da experiência). Bacon aplicou o método empírico nas observações em textos atribuídos a Aristóteles



Galileu Galilei


    Galileu Galilei (1564-1642) foi um astrônomo, matemático, físico e engenheiro. Conhecido por ser o "pai do método científico", também foi ele quem aperfeiçoou o telescópio (Mas não foi ele que inventou o telescópio, o responsável por isso foi o alemão-holandês Hans Lippershey). Usando o telescópio ele percebeu que os astros não são esferas perfeitas. Isso era uma verdade unânime naquela época, mas Galileu conseguiu provar o contrário. Além disso, ele descubriu as luas galileanas, que são as 4 principais luas de Júpiter (Europa, Ganimedes, lo e Calisto). 



Renè Descartes 


   Renè Descartes (1596-1650) foi um filósofo, físico e matemático francês. Ficou conhecido por ter revolucionado a ciência e a filosofia. Descartes concluiu a sua obra "Tratado sobre o mundo", mas não a publicou porque defendia a mesma tese de Galileu Galilei, que estava passando dificuldades com a Igreja Católica por causa disso. Mas em 1637 publicou a sua mais famosa obra "O Discurso do método", que falava sobre as bases da ciência moderna



 Antoine Lavoisier



   Antoine Lavoisier (1743-1794) foi um químico, filósofo e economista francês. Ele desenvolveu e inaugurou o método científico, tanto experimental quanto matemático, no campo da química. Por isso é considerado o "pai da química moderna''. Ele também identificou e batizou o oxigênio em 1778, e o hidrogênio em 1783. Além disso, ele criou a lei da conservação da massa: "Na natureza nada se cria e nada se perde, tudo se transforma".






Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Tipos de fossilzação (aula 17)

Ciclo da água (Aula 21)

DE QUE SÃO FORMADAS AS ROCHAS? (Aula 9)