SOLO/O QUE EXISTE NO SOLO (AULA 13)
Como já vimos, a camada de rochas na superfície da Terra está exposta a variações de temperatura, à ação da chuva e outros fatores que provocam desgaste. Esse processo é conhecido como intemperismo. Ao longo de muito tempo, o material resultante do desgaste dessas rochas vai formando o que chamamos de solo.
Os grãos minerais que formam o solo são, portanto, pequenos pedaços de rochas. Além desses minerais, o solo é formado por água, ar e restos de organismos, como fungos, animais e plantas. A circulação de ar entre os grãos do solo é fundamental, já que permite a respiração das raízes de plantas e dos outros organismos que vivem no solo.
Você já pensou no que ocorre com as folhas que caem de uma árvore ou com os animais que morrem? Restos de plantas e de outros organismos que servem de alimento para bactérias e fungos, chamados seres decompositores. A decomposição desses restos de seres vivos forma uma bactéria escura, chamada húmus. À medida que a decomposição avança, o húmus sofre diversas transformações que produzem água, nutrientes e gás carbônico, os quais podem ser aproveitados pelas plantas.
Comentários
Postar um comentário